Pular para o conteúdo principal
                                       

Frases | 40 frases memoráveis de Lula

Frases | Nunca antes na história deste país um presidente pronunciou tantas frases memoráveis quanto Luiz Inácio Lula da Silva, líder da Esquerda no Brasil.
Esta coletânea reúne 40 declarações marcantes que ilustram sua trajetória política. Uma leitura essencial para quem deseja entender o impacto das palavras na construção de um legado político.

1. Deus Lula

“Doutor, se o senhor soubesse quanta gente usa meu nome em vão... De vez em quando, eu fico pensando que as pessoas tinham de ler mais a Bíblia para não usar tanto meu nome em vão.”

Lula em depoimento à Justiça Federal ao ser questionado sobre a denúncia de que o pecuarista José Carlos Bumlai usou seu nome para facilitar a contratação da Schahin Engenharia pela Petrobras. Mas a Bíblia não faz menção a Lula. Faz a Deus sobre o uso “do nome em vão”.

2. Orgulho Comunista

“Nós ficaríamos ofendidos se nos chamasse de nazista, neofascista, de terrorista. Mas, de comunista, de socialista, nunca. Isso não nos ofende. Isso nos orgulha.”
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse durante a abertura do 26º Encontro do Foro de São Paulo, em Brasília.

3. O Combate ao costume, família e patriotismo

“Aqui, no Brasil, enfrentamos o discurso do costume, da família e do patriotismo. Ou seja, enfrentamos o discurso que a gente aprendeu a historicamente combater.”

A declaração foi dada durante a abertura do 26º encontro do Foro de São Paulo, realizado em Brasília, com os movimentos de esquerda da América Latina.

4. Conseguimos colocar um ministro comunista

“Vocês não sabem como eu estou feliz hoje. Pela primeira vez na história deste país, nós conseguimos colocar, na Suprema Corte deste país, um ministro comunista, o companheiro da qualidade do Flávio Dino.”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, durante a abertura da 4ª Conferência Nacional da Juventude, em Brasília, que estava feliz por conseguir “colocar um ministro comunista” no Supremo Tribunal Federal (STF).

5. Agronegócio fascista

“O agronegócio que é fascista e direitista.”

Durante entrevista ao Jornal Nacional da Rede Globo 2022.

6. Expansão da Esquerda na América Latina entre 2002 e 2010

“Foi a vitória na Argentina, no Chile, no Brasil, na Venezuela, no Equador. Foi a vitória, inclusive, de pessoas mais progressistas nos outros países que estiveram do nosso lado. Além da vitória do nosso companheiro [Hugo] Chávez na Venezuela.”

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse durante a abertura do 26º Encontro do Foro de São Paulo, em Brasília.

7. Crise financeira no país

“Lá, a crise é um tsunami. Aqui, se chegar, vai ser uma marolinha, que não dá nem para esquiar.”

Em 4 de outubro de 2008, ao comentar os efeitos da crise financeira no país.

8. Construção de Narrativas

“Agora, vai depender da nossa capacidade de construir a narrativa correta do que ele representou para o Brasil.”

Lula deu a declaração em entrevista à rede de TV CNN nos Estados Unidos, sobre Bolsonaro.

9. Irracionais gente branca, de olhos azuis

"É uma crise causada, fomentada, por comportamentos irracionais de gente branca, de olhos azuis, que antes da crise parecia que sabia tudo e que, agora, demonstra não saber nada".

Declaração em Brasília (março/2009). A declaração foi feita em resposta a medidas restritivas à imigração adotadas por países desenvolvidos, incluindo a Inglaterra.

10. Mulher submissa

“Uma mulher não pode ser submissa ao homem por causa de um prato de comida. Tem que ser submissa porque gosta dele.”

Em janeiro de 2010.

11. A desgraça da mentira

“A desgraça da mentira é que você, ao contar a primeira, você passa a vida inteira contando mentira para justificar a primeira que você contou.”

Em julho de 2005, com o Brasil ainda imerso na perplexidade decorrente da descoberta da roubalheira do Mensalão

12. Beliscão

“Beliscão dói para cacete.”

Em discurso na assinatura de projeto de punição de maus-tratos a filhos, em julho de 2010.

13. Procurar perereca

“Resolveram fazer um estudo para saber se a perereca estava em extinção. Aí teve que contratar gente para procurar perereca, e procure perereca, procure perereca, perereca, perereca.”

Em maio de 2009, ao eleger o bichinho como inimigo do desenvolvimento; por causa dele, houve atraso de sete meses na construção de viaduto entre Brasil e Argentina.

14. Greve de fome

“Eu sei o que é greve de fome. Dá uma fome danada.”

Em 2006, ao comentar a greve de fome de dom Luiz Capio em protesto contra as obras de transposição do Rio São Francisco.

15. Acordo político

“Nunca fiz concessão política. Faço acordo... Se Jesus viesse para cá, e Judas tivesse a votação num partido qualquer, Jesus teria que chamar Judas para fazer coalizão.”

Em 2009, ao ser questionado sobre suas relações com aliados como José Sarney, Fernando Collor e Renan Calheiros.

16. Eu e Palocci somos unha e carne

“Eu e Palocci somos unha e carne. Tenho total confiança nele”

Durante a primeira entrevista coletiva como presidente, em maio de 2005.

17. José Dirceu, o capitão

“É o capitão do time. Aquele que pode reclamar do juiz sem ser expulso de campo.”

Sobre José Dirceu, na conversa com jornalistas, em fevereiro de 2004. Saída da Presidência

18. Dilma é dura

“Muita gente acha que a Dilma é dura. Nem todo mundo é obrigado a ficar se arreganhando para todo mundo. A Dilma é o que ela é.”

Em abril de 2010. Críticas à imprensa

19. Nós somos a opinião pública

“O povo pobre não precisa mais de formador de opinião. Nós somos a opinião pública.”

Mais uma crítica à imprensa, em setembro de 2010.

20. É propaganda

“Notícia é o que a gente quer esconder; o resto é propaganda.”

Em abril de 2010.

21. Povo está na merda

“Quero saber se o povo está na merda, e eu quero tirar o povo da merda em que se encontra.”

Em maio de 2009, ao garantir no Maranhão que suas obras de saneamento serão maiores que as dos governos anteriores. Economia

22. Se o cara é corintiano, tudo bem

“Depois de jogo de futebol, aumenta a violência contra a mulher. Inacreditável. Se o cara é corinthiano, tudo bem.”

16 de julho de 2024, durante reunião no Palácio do Planalto. O comentário foi recebido como uma relativização da violência de gênero.

23. Que monstro vai sair do ventre dessa menina

“Por que uma menina é obrigada a ter um filho de um cara que estuprou ela? Que monstro vai sair do ventre dessa menina? Então essa é uma discussão mais madura, não é banal como se faz hoje.”

Disparou Lula em uma entrevista na rádio CBN, em 18 de junho.

24. Máquina de lavar roupa

“Uma máquina de lavar roupa é uma coisa muito importante para as mulheres.”

Lula proferiu mais essa essa declaração durante a apresentação de um pacote econômico de recuperação para o Rio Grande do Sul.

25. Holocausto

“O que está acontecendo na Faixa Gaza não existe em nenhum outro momento histórico, aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus.”

A fala foi criticada internacionalmente e gerou uma resposta imediata do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que disse que o petista "cruzou uma linha vermelha" ao fazer tal comparação. Lula chegou a ser declarado persona non grata em Israel.

26. Desequilíbrio de parafuso

“A OMS sempre afirmou que na humanidade deve haver 15% de pessoas com algum problema de deficiência mental. Se esse número é verdadeiro, e você pega o Brasil com 220 milhões de habitantes, significa que temos quase 30 milhões de pessoas com problema de desequilíbrio de parafuso. Pode uma hora acontecer uma desgraça.”

Lula diz que pessoas com transtornos mentais têm "desequilíbrio de parafuso". Fala foi feita durante uma reunião em Brasília com ministros e governadores, para tratar de ações para prevenir a violência nas escolas.

27. Se ganha mais não vota

“Quem ganha acima de cinco salários mínimos já tem dificuldade em votar na gente. É porque essa pessoa ficou ruim? Não. É porque possivelmente essa pessoa elevou um milímetro o padrão de vida dela, de aprendizado dela, e nós não aprendemos a conversar com ela.”

Em 2023 fala em tom de autocrítica do PT, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o partido precisa "aprender a construir um discurso" para falar com evangélicos e empresários, de olho nas eleições municipais de 2024.

28. Venezuela de Maduro é vítima

“Venezuela é vítima de narrativa de antidemocracia e autoritarismo.”

Em uma coletiva de imprensa ao lado de Maduro, em maio de 2023.

29. Venezuela tem excesso de democracia

“Eu não sei se a América Latina teve um presidente com as experiências democráticas colocadas em prática na Venezuela. Poderia até dizer que a Venezuela tem excesso de democracia.”

Em setembro de 2005, durante encontro em Brasília com o então presidente venezuelano, Hugo Chávez.

30. Facilidade para governar os pobres

“Não tem coisa mais fácil do que cuidar de pobre, no Brasil. Com dez reais, o pobre se contenta; rico não, por mais que você libere, quer sempre mais, nunca se conforma.”

Em julho de 2009.

31. Grelo duro

“Cadê as mulheres do grelo duro do nosso partido?.”

Em março de 2016, ao pedir que duas filiadas do PT, Fátima Bezerra (à época senadora) e Maria do Rosário (deputada), acompanhassem um dos procuradores que o investigavam, Douglas Kirchner.

32. Regulação da mídia

“Se eu voltar, vai haver uma regulação dos meios de comunicação.”

Em janeiro de 2018.

33. Gafe no parlamento europeu

“O Bolsonaro não entende absolutamente de nada a não ser de falar bobagem, a não ser de fazer fake news e a não ser de tentar destruir aquilo que nós destruímos.”

Em novembro de 2021, durante coletiva de imprensa no parlamento europeu.

34. Se está caro, você não compra

"Se tal produto está caro, você não compra."

6 de fevereiro de 2025, em entrevista a rádios da Bahia.

35. homens são mais apaixonados pela amante

“Eu sou um amante da democracia (...) porque, na maioria das vezes, os homens são mais apaixonados pela amante do que pelas mulheres.”

8 de janeiro de 2025, em ato que lembrava os ataques de 8 de janeiro. Metáfora foi tida como inadequada e machista, aponta a consultoria.

36. Pelotas exportadora de viado

"Pelotas é cidade polo, exportadora de viado." 

Dita em conversa privada a político da cidade no ano 2000, frase acabou captada por microfones de equipes de TV.

37. Coloquei essa mulher bonita

“Coloquei essa mulher bonita para ser ministra (...). Não quero mais ter distância de vocês.” 

12 de março de 2024, durante evento no Planalto com a presença de parlamentares. Fala considerada sexista por sugerir que a aparência de Gleisi Hoffmann foi determinante para sua nomeação.

38. Roubou um celular

“Não posso ver mais jovem de 14 e 15 anos assaltando e sendo violentado, assassinado pela polícia, às vezes inocente ou às vezes porque roubou um celular.”

A declaração é parte de um discurso de Lula de 9 de novembro de 2019. Na ocasião, ele participava de um ato com apoiadores no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo e seu berço político.

39. Grande admiração

“O Hitler, mesmo errado, tinha aquilo que eu admiro num homem, o fogo de se propor a fazer alguma coisa e tentar fazer.”

Lula, em memorável entrevista concedida à revista Playboy, e nunca desmentida, elogiou vários ditadores (Fidel Castro, Mao, Khomeini) e declarou sobre Adolf Hitler, responsável pelo extermínio de judeus em fornos e câmaras de gás.

40. Afrodescendente gosta de tambor

"Afrodescendente assim gosta de um batuque de tambor"

A declaração foi feita durante visita à fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, em São Paulo.

Palavras-chave:
Frases de Lula, Luiz Inácio Lula da Silva, frases políticas brasileiras, esquerda no Brasil.

Descrição:
40 frases memoráveis de Lula
Nunca antes na história deste país um presidente pronunciou tantas frases memoráveis quanto Luiz Inácio Lula da Silva, líder da Esquerda no Brasil. Esta coletânea reúne 40 declarações marcantes que ilustram sua trajetória política. Uma leitura essencial para quem deseja entender o impacto das palavras na construção de um legado político.

Por:
Alex M. para OpenLinks

Arte:
Alex M.


VEJA TAMBÉM

Pensar virou afronta? A crise do pensamento crítico
Em tempos de ruído e polarização, refletir virou desafio. Este artigo defende o pensamento crítico como ato de resistência.




© OpenLinks | Conectando você ao que importa.

Veja também

Fábula | O Encantador de Asnos e o Porconismo

Fábula | Num reino tão, tão distante chamado Bananil, reinava velho Porco, um mestre da manipulação, um artista da mentira, um flautista sujo que encantava as massas com melodias de emburrecimento. Seu trono, feito de promessas vazias, sustentava o regime Porconista: uma doutrina onde a burrice é celebrada, o fracasso é premiado e a verdade é enterrada viva. Reino atolado em lama e ignorância, onde pensar era crime e obedecer era virtude. Eis os dez passos do Porconismo para transformar o Reino de Bananil num chiqueiro ideológico: 1. O Partido Porconista O partido é Deus. Questionar é heresia. A imprensa virou panfleto, a educação virou lavagem cerebral e a economia virou brinquedo de burocratas obesos. O culto ao líder é obrigatório — quem não aplaude, é inimigo do povo. Quem pensa, é traidor. 2. Educação: A Arte de Emburrecer Ensinar a ler? Só se for para repetir slogans. Compreender? Jamais. A escola virou fábrica de idiotas úteis. A universidade, centro de produção ...

Fábula | A Abelha e a Mosca

Fábula | Num dia ensolarado, entre campos floridos e aromas doces, uma abelha trabalhava incansável. Voava de flor em flor, colhendo o néctar das flores para produzir o mel que alimentaria sua colmeia. Era uma vida simples, mas cheia de propósito — cercada pela beleza da natureza e pelo esforço honesto. Ao se aproximar da cidade, a abelha viu algo que lhe causou espanto: uma mosca, pousada num monte de lixo, lambendo fezes, o mau odor era horrível. O contraste era gritante. A abelha, curiosa e generosa, decidiu conversar. — Dona Mosca, por que vive nesse monte de sujeira? Há campos floridos, ar puro, e o mais puro e doce néctar... Você poderia experimentar uma vida melhor. A mosca, sem levantar voo, apenas resmungou: — Aqui é onde encontro o que gosto. É fácil, é farto, é meu. A Abelha, paciente, passou o dia inteiro tentando mostrar as vantagens do mel. Falou da leveza do voo entre flores, da harmonia da colmeia, da doçura que alimenta e cura. Explicou que, ao visi...

Recomendo | Livro: A mentalidade anticapitalista (Ludwig von Mises)

Recomendo | Sinopse: A Mentalidade Anticapitalista é uma influente análise cultural, sociológica e psicológica de Ludwig von Mises acerca da rejeição ao livre mercado por uma parte significativa dos intelectuais. Em linguagem agradável, o autor discute com clareza e lucidez os principais elementos que caracterizam o capitalismo, o modo como este sistema é visto pelo homem comum, a literatura sob este modelo econômico e as principais objeções às sociedades capitalistas, além de abordar a questão do anticomunismo. Nesta 3ª edição revista e ampliada da obra foram incluídos uma apresentação de F. A. Hayek, prefácios de Francisco Razzo e de Bettina Bien Greaves, um posfácio de Israel M. Kirzner, um anexo de Jesús Huerta De Soto, notas de rodapé do editor e um novo índice remissivo e onomástico. Autor: Ludwig von Mises Ludwig von Mises ficou conhecido na história como um dos principais nomes da Escola Austríaca de Economia. Formado em Direito e Economia pela Universidade de Viena, M...

História | A história de Magnitsky e a lei que pune abusos globais

História | A morte de Sergei Magnitsky não foi apenas uma tragédia pessoal. Ela se transformou em um marco global contra a impunidade. Advogado e auditor russo, Magnitsky denunciou um esquema bilionário de fraude fiscal envolvendo autoridades do governo. Em vez de proteger o denunciante, o Estado o prendeu. Após quase um ano de tortura psicológica, negligência médica e maus-tratos, ele morreu em uma prisão de Moscou em 2009. A repercussão internacional foi imediata. O caso expôs as entranhas de um sistema que silenciava vozes incômodas e blindava corruptos. Em resposta, o Congresso dos Estados Unidos aprovou, em 2012, a Lei Magnitsky. Inicialmente voltada para punir os responsáveis russos, a legislação evoluiu. Em 2016, surgiu a versão global: a Global Magnitsky Act. Essa lei permite que governos imponham sanções a indivíduos estrangeiros envolvidos em violações graves de direitos humanos ou corrupção. As medidas incluem congelamento de bens, proibição de entrada em territór...

Opinião | Marxismo cultural: a revolução silenciosa do pensamento

Opinião | O marxismo cultural não é apenas uma teoria acadêmica ou uma abstração filosófica. É uma estratégia concreta, silenciosa e persistente que visa transformar os pilares da sociedade por meio da infiltração ideológica. Ao contrário do marxismo clássico, que buscava a revolução por meio da luta de classes e da tomada do poder econômico, o marxismo cultural atua nas esferas simbólicas: educação, mídia, arte, religião, linguagem e comportamento. A ideia central é simples: para mudar a sociedade, é preciso primeiro mudar a forma como as pessoas pensam. Isso é feito por meio da desconstrução de valores tradicionais — como família, fé, patriotismo, mérito e liberdade — e da substituição por narrativas que promovem relativismo moral, vitimização coletiva e hostilidade à cultura ocidental. A origem da estratégia O termo “marxismo cultural” ganhou força a partir das ideias da Escola de Frankfurt, um grupo de intelectuais marxistas que, diante do fracasso das revoluções prol...

Ilumine-se | Quando o Mal se Disfarça de Amor e Liberdade

Ilumine-se | Vivemos em tempos em que o mal já não se apresenta como destruição evidente, mas como bondade disfarçada. Ele não chega com gritos, mas com sussurros. Não se impõe com violência, mas seduz com discursos de aceitação, liberdade e tolerância. E é justamente aí que mora o perigo: quando o mal se veste de virtude, muitos o acolhem sem perceber. A fé cristã sempre nos ensinou que o bem exige esforço, renúncia e compromisso. Amar verdadeiramente é corrigir, orientar, proteger. Mas o mundo moderno tem promovido uma ideia de amor que tudo aceita, que nada confronta, que se cala diante do erro. Essa falsa bondade é o terreno fértil onde o inimigo planta suas sementes. A liberdade, quando desconectada da verdade, torna-se escravidão. O relativismo moral — que afirma que tudo depende do ponto de vista — é a ferramenta perfeita para neutralizar consciências. Quando tudo é permitido, nada é sagrado. Quando tudo é aceitável, a verdade se torna incômoda. E quando a verdade inc...

Opinião | O Mercado das Ideias Prontas: Quando o Ativismo Esquece de Pensar

Opinião | Vivemos uma era em que causas se transformaram em produtos. São embaladas com slogans de impacto, distribuídas pelas redes sociais e consumidas por multidões em busca de pertencimento. Mas nesse frenesi ideológico, algo essencial tem sido deixado de lado: o raciocínio lógico. Assim como escolhemos marcas de roupa que representem nosso estilo, muitos adotam narrativas que combinam com suas emoções do momento — sem examinar com profundidade o que essas ideias realmente defendem. O ativismo, nesse modelo, vira uma vitrine: cada um escolhe o discurso mais conveniente, sem se preocupar com os ingredientes ideológicos por trás da embalagem. Em vez de debates genuínos, vemos frases replicadas como mantras. Slogans encantadores, mas desprovidos de conteúdo real, recheados de narrativas fantasiosas. A repetição transforma essas frases em dogmas. E o dogmatismo, por definição, é a morte do pensamento livre. A incoerência se torna evidente quando alguém apoia simultaneament...